sábado, 17 de junho de 2017

PROJETO DE ENSINO: LITERATURA INFANTIL

PROJETO DE ENSINO: LITERATURA INFANTIL

            A minha proposta de trabalho foi em cima do tema gerador da nossa escola deste ano que é: Leitura de Mundo. Como o tempo é limitado e devido à quantidade de alunos que possuo, pensei nesse trabalho porque já faz parte da minha rotina de trabalhar a literatura nas aulas de português. O maior objetivo é trazer a literatura por prazer, o ler como forma de aprender.

META 1: Levantamento de questões de interesse da turma
           
            O interesse pela leitura deve partir do entendimento de que ela é uma forma de proporcionar liberdade. Essa liberdade deve-se ao fato de poder escolher um livro por diversas maneiras: pela capa, reconhecimento de algum autor favorito, indicação de alguém que já tenha lido, sinopse na contracapa, quantidade de páginas e de imagens, enfim, deve partir de algo que chame a atenção.
            Como foram aplicadas em turmas de 6ºanos, cuja o processo de leitura ainda está sendo construído e principalmente ainda não há uma maturidade para leituras mais complexas como as sem imagens, resolvi investir na literatura para crianças, apesar do meu público ser composto de pré-adolescentes e adolescentes.
            Outro aspecto a ser destacado foram as obras selecionadas: autores renomados em que há o intuito de apenas levar à diversão e às vezes a uma reflexão sem necessariamente querer transmitir uma lição. A boa literatura, no meu entendimento e pela caminhada que venho aprendendo até aqui, deve trazer como foco principal o de nos tirar da realidade, de fazer com possamos “viajar” numa história sem ficar preso aos conceitos pré-definidos como o que é real ou não, ou o que é possível ou não, etc. Enfim, deve fazer com que ela flua naturalmente e que a aprendizagem que ela vai proporcionar vá além da decodificação do código escrito.
            Nesse sentindo, mesmo sem ter feito um levantamento com o que as turmas estavam dispostas a ler, penso que trouxe esse “universo literário infantil” por acreditar que quando esses mesmos estavam nas séries iniciais havia uma “paixão” pelo descobrimento da leitura, por esse mundo mágico que era o aprender a ler. Os alunos ouviam histórias com seus professores e quando chegaram às séries finais esse elo entre o mundo da leitura e o professor foi cortado ou interrompido.
            Na verdade a maior preocupação foi reestabelecer esse “gosto” tão natural das crianças pequenas e tirar delas a frase tão comum: “não gosto de ler”.
             
Meta 2: Inventário de conhecimentos

DÚVIDAS
CERTEZAS
Por que tem os mesmos autores para livros diferentes?
Ninguém questionou por ser histórias para crianças.
Por que tem livros com poucas letras?
Todos se envolveram na leitura de pelo menos três vezes.
Por que tem livros com poucos desenhos?
Eles quiseram ouvir os colegas.
Por que tem livros com poucas páginas?
Ninguém disse que não gostou da atividade.
Todas as histórias têm finais felizes?
Palavras diferentes que não são do cotidiano deles.
Serei obrigada a apresentar para os outros colegas?
***
Toda história tem que passar alguma lição?
***



3 comentários:

  1. Alessandra
    Percebi que refez o mapa conceitual e as dúvidas e as certezas, quanto ao mapa conceitual, como já havia comentado, o mapa conceitual parte da construção de palavras/questionamentos dos alunos.
    Quanto ao quadro de dúvidas ok, mas o quadro de certezas, achei confuso, não caracterizando ao meu "ver" uma construção dos alunos, ou certa incerteza ,do exposto de certeza pelos alunos.
    O projeto é um processo de aprendizagens, caso tenha dúvidas,tem os textos do moodle para reeleituras que ajudam a compreender o processo para desenvolveres futuros projetos.
    Att tutora Luciane Machado

    ResponderExcluir
  2. Alessandra, conforme conversamos em orientação presencial, você está fazendo uma transposição pedagógica, analítica e reflexiva de um projeto/tema gerador proposto na escola para um projeto de aprendizagem.
    Conforme vimos, um projeto de aprendizagem vai acontecendo no percurso de colaboração e trocas entre a professora e a turma. Nesse sentido, muitas nuances de um PA aconteceram em seu projeto.
    Mesmo sem promover diretamente uma etapa de "Dúvidas e Certezas" com a turma, você percebeu como os/as alunos/as apresentam suas inquietações e curiosidades em relação aos temas leitura e literatura.
    É curiosa tua observação, que mesmo trabalhando com obras de literatura "infanto" a turma se identificou e se envolveu com o projeto. Como dizia Rubem Alves "a literatura infantil conversa com a criança que temos dentro de nós".
    As certezas são percepções e observações aguçadas que fostes realizando no desenrolar do projeto. São também interessantes de analisar.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Alessandra, quanto ao Mapa Conceitual é interessante que seja feito com a turma, se for possível. Pode ser a retomada de alguma obra trabalhada, revendo as aprendizagens e relacionando os conceitos e temas estudados/abordados na obra.
    O objetivo dessa meta 3 no PA é que os/as alunos/as aprendam esse recurso pedagógico de organizar e sintetizar conceitos e aprendizagens.
    Abraços.

    ResponderExcluir