Durante estas duas últimas semanas (segunda quinzena de maio) trabalhei, dentro do Projeto Conviver, brincadeiras corporais, canções afetuosas e realizamos passeio no entorno da Escola para observarmos animais domésticos e conversar com outras pessoas.
A pergunta talvez seja: "O que os passeios tem a ver com afeto e convivência?" As relações humanas são diversas e crianças de dois anos começam a perceber o mundo maior que os limites do círculo familiar e o portão da escola. No passeio encontram idosos, adultos, crianças e muitos vem ao encontro conversar. Do mesmo modo, em muitas casas há pequenos animais, como passarinhos, galinhas, gatos e cachorros, fonte e objeto de manifestações de carinho.
Denomino brincadeiras corporais aquelas em que há contato físico, seja aluno/aluno ou aluno/professor. Exemplos: Brincadeiras de escorregar nas pernas da professora, girar "pra lá e pra cá" (segurando pelas mãos), o "Passa passará", o "Barquinho", entre outras tantas.
Gosto de trabalhar com canções, como o "Peixe vivo", que finaliza com: "Como poderei viver (2x)... sem a tua, sem a tua companhia (apontando para cada um), até todos serem nomeados e, assim, se sentirem incluídos e valorizados.
Cláudia, sem dúvida essas atividades estimulam as trocas afetivas e as aprendizagens pela via da corporeidade. Todas as atividades serão integralizadas em seu Plano de Ação.
ResponderExcluirMENSAGEM AO GRUPO: Percebo que o grupo não trabalha com textos colaborativos, conforme orientamos na interdisciplina. Encontro muitas postagens individuais que se fossem feitas pelo grupo ou num post do grupo teriam mais sentido. Pergunto-me se uma colega do grupo está inteirada do trabalho da outra? É importante que avancem nesse sentido, fazendo reflexões e textos mais grupais, inclusive analisando e refletindo sobre as diferenças entre os projetos.
Iremos integralizar/socializar mais os trabalhos, conversaremos sobre isso.
ExcluirComo está a participação da colega Débora?
ResponderExcluirEla estava com o computador no conserto, pelo que entendi.
ResponderExcluir