sábado, 13 de maio de 2017

CONTINUANDO COM O PROJETO...



     




     Ao longo destas duas semanas os alunos se dividiram em grupos e começaram a trabalhar com o projeto. 
É uma das turmas mais bagunceiras da escola, mas adoro esta turma, pois além de serem meus escolhidos tem a questão do meu aluno de inclusão que os acompanha desde o 1º ano.
Muitos dos alunos não sabem fazer e nem procurar o tema que escolheram na internet.

      
No projeto "Existe vida em outro planeta?" os alunos começaram me entregando um cartaz com suas descobertas, depois me passaram o diário de bordo. Diário de bordo: nós pesquisamos na internet e achamos assuntos sobre o tema, que foi posto no cartaz, chegamos a conclusão que: talvez exista vida em outro planeta. Levamos 10 horas para terminar de pesquisar e confeccionar o cartaz onde abordamos o assunto e acreditamos que exista vida sim fora de nosso planeta.







   Já o projeto sobre "Dinossauros" uma das integrantes fez o diário de bordo muito interessante, logo em seguida fizeram um cartaz também.
Pedi-lhes que buscassem fazer em separado suas certezas e dúvidas. 
Segue o texto: Faz alguns dias já que estou presa em pensamentos, tentando descobrir coisas a mais sobre o planeta terra. Coisas simples como: "a terra é redonda?", não me satisfazem mais, agora estou a procura de algo mais difícil, como: "Por que o céu é azul?" e demais questões a serem respondidas. Porém minha mente não se dá por feliz com simples respostas, eu preciso me aprofundar no assunto. E infelizmente já tirei várias informações de livros, sites, mas não encontro nada novo para pesquisar. Vou exercitar a minha mente para não precisar mais perder tempo com ideias bobas. Sei que a terra tem ótimas coisas a me oferecer, e eu preciso  descobrir mais sobre esse assunto. Já pesquisei sobre a terra, a água, as montanhas, tudo, e agora minha mente se dá por vazia, e não tenho mais ideias. Mas...poderia falar sobre a vida antiga na terra, ótima ideia...é, dinossauros, já vi que podem me ajudar, e é sobre isso que vou pesquisar. Nome científico: Dinossauros, classe: Reptilia, reino: Animalia.  Mas preciso de mais informações, tipo algumas espécies, então fiz algumas pesquisas e descobri por exemplo a espécie Terópodes, a Ceratossauro, a Saurópodes e mais algumas...São algumas das melhores espécies, ou as que mais me interessaram. Algumas dúvidas como: Por que entraram em extinção?, Algum humano chegou a vê-los?, Será que existiu alguma espécie amigável?. Preciso receber logo a resposta para essas perguntas.
Mas hoje já estou cansada, e vou dormir, continuarei amanhã com minhas pesquisas...





O projeto sobre "espíritos e almas" foi analisado pelo grupo com interesse pelo assunto, mas pouco foi pesquisado. Eles começam o diário falando que se reuniram em grupo para apresentação do mesmo, onde em primeiro momento por eles é questionado: O que é alma? Um espírito encarnado.
O que era alma antes de unir-se ao corpo? Espírito.
As almas e espíritos são, portanto, uma e a mesma coisa. Sim, as almas não são mais que espíritos, antes de ligar-se ao corpo, a alma é um dos seres inteligentes que povoam o mundo invisível, e depois revestem temporariamente um invólucro carnal, para se purificar e crescer. 
Certezas: uma alma/espírito existe sim; médiuns conseguem se comunicar com espíritos/alma.
Dúvidas: um espírito é capaz de machucar?; por que não sentimos?

Esses foram alguns trabalhos realizados pela
turma do 7º ano.



2 comentários:

  1. Carla
    Que legal os dois temas de projeto e interessantes, a reflexão sobre os dinossauros que apresentas bem interessante, mostra o quanto os projetos estão fazendo com que os alunos questionem o que apresentam de duvidas e certezas.
    Muito bom.

    ResponderExcluir
  2. Carla, percebo o quanto os/as alunos/as estão interessados/as nos temas e aprimorando as pesquisas. O Diário de Bordo no segundo relato é um primor, pois a aluna descreve suas metacognições, como elabora suas hipóteses, como pensa, como pesquisa e explica os caminhos que percorre para aprender. A etapa de pesquisa é difícil, pois não estamos acostumados a nos responsabilizarmos por nossas aprendizagens, já que a aula expositiva "entrega" o que deve ser aprendido.
    Não obstante, a turma se esforça em pesquisar e elaborar sínteses (cartazes) das informações e achados mais relevantes.
    É importante que indiquem as fontes de pesquisa, principalmente para validar as certezas.
    O tema do grupo 3 é bem complicado, por sua abstração. O conceito de "alma" e "espírito" é bem variável, dependendo da área de conhecimento em que pesquisarmos. Eu diria, inclusive, que se trata de uma questão de paradigma que envolve o terreno das crenças. Em pesquisas desse tipo temos que ampliar muito as fontes de informações para obter o máximo de informações, opiniões e conhecimentos possíveis. Podes, inclusive, conversar essas questões com o grupo, a fim de que refinem a pesquisa.
    Abraços.

    ResponderExcluir