quinta-feira, 11 de maio de 2017

A casa

     Esta semana, dentro do Projeto CONVIVER, fiz algumas atividades que enfatizaram o sentimento maior em nossa vida: o amor entre mãe e filho. Com a proximidade do Dia das Mães, trabalhei a ligação que existe entre o filho e sua mãe, com conversas que nomeavam, com a criança identificando e percebendo o nome e a imagem dela. Enumeramos qualidades das mamães e coisas que ela faz. 

   Em um segundo momento, iniciei a confecção de um cartão em forma de casa, estilo porta retrato, onde perguntei as mães a cor da sua própria, e as crianças pintaram a dedo com tinta têmpera, fazendo associações. Pensei no tema CASA, porque está presente nas fases da criança, ou seja, a mãe seria a primeira "casa": o útero que abrigou, alimentou e protegeu a criança. Da mesma forma,  usa-se o termo "casa dos afetos" para designar as pessoas íntimas que fazem parte do rol afetivo, onde a mãe é a primeira pessoa encontrada. E por último, quando a criança cresce e fica mais independente, ela sempre guardará a mãe no coração, onde fará "morada" para sempre. 



     Com estas atividades da semana, enfatizei o aspecto afetivo em suas relações mais próximas, do núcleo familiar da criança. Com certeza não existe amor maior que o que aproxima um filho pequeno de sua progenitora, cuidadora e fonte de bem e de amor, e vice-versa.

      Registro fotográfico, usando o menino Matheus como exemplo:
Os primeiros contatos com a tinta gera expectativa
e provoca sensações táteis prazerosas.


A maravilhosa experiência de manipular tinta é compartilhada. 


Ao saber que está pintando a "sua casa", estabelece associações.

Ao ver o resultado final, Matheus se surpreende ao ver a foto da mamãe.

Matheus observa atentamente a mãe na "janela".

A "casa dos afetos" está pronta e será presenteada para a mamãe.




2 comentários:

  1. Cláudia, o projeto é muito interessante, pois no estágio sensório-motor as questões afetivas, sensoriais, corpóreas estão a "flor da pele" e as crianças estão muito interessadas em aprender, a partir da exploração de materiais e objetos. Você pensou em envolver as famílias em alguma etapa do projeto? Um dia com as mães envolvendo atividades de estímulo afetivo/sensorial de experiências corpóreas, circuito de materiais etc.?
    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Sim, irei realizar uma atividade envolvendo a família. Haverá um boneco/menino de pano da altura das crianças, o NOVO AMIGO, que irá "passear" na casa das crianças e levará junto uma bolsa, com roupas, pente, sapato, toalha, frutas plásticas, mamadeira,etc. As famílias irão registrar, fotograficamente e por escrito como foi a convivência, o que fizeram e os sentimentos que foram fomentados na visita. Depois irei compartilhar os relatos.

    ResponderExcluir