domingo, 30 de abril de 2017

Projeto de Estudo: literatura infantil

Projeto de Estudos: Literatura Infantil
O tema escolhido é literatura infantil

            O tema escolhido é a partir de uma percepção que me deixa bastante desassossegada que diante da falta de interesse dos alunos em querer ler e o quanto eles chegam ao 6º ano do ensino fundamental tendo muitas dificuldades em ler e interpretar. Nesse ano, estou lecionando para as séries finais e resolvi iniciar um trabalho um pouco diferente: trazer a literatura, digamos bem infantil para ser introduzido a literatura também como forma de prazer. Para isso, selecionei trinta títulos do meu acervo:

Menina bonita do laço de fita de Ana Maria Machado;
A menina do cabelo Roxo de Léia Cassol;
Carolina de Walcyr Carrasco;
O Voo da Bruxa de Ernani Ssó;
Quem tem medo de dizer não de Ruth Rocha;
Um dia desses de Ana Maria Machado;
Preta-Pretinha de Rose Chiappa;
Júlio tem medo de escuro de Chistian Lamblim;
Bruxa Merreca de Léia Cassol;
O aniversário da Bruxa Kika de Léia Cassol;
Viajando pelo Brasil de Léia Cassol;
A Cesta de Dona Maricota de Tatiana Belinky;
O menino que espiava para dentro de Ana Maria Machado;
A Pequena Bruxa de Pedro Bandeira e Carlos Edgard Herrero;
Uma Zebra Fora do Padrão de Paula Browne;
Maria-vai-com-as-outras de Sylvia Orthof;
Não gosto, não quero de Luciana Savaget;
As Mentiras de Paulinho de Fernanda Lopes de Almeida;
Quenco, o Pato de Ana Maria Machado;
A Velhinha Maluquete de Ana Maria Machado;
Festa no Céu de Ana Maria Machado;
Edu vê televisão demais de Chistian Lamblim;
Os Estranhos Hóspedes da Bruxa Onilda de Roser Capdevila e Enric Larreula;
O casaco de Pupa de Elena Ferrándiz;
O Ratinho, o Morango Vermelho Maduro e o Grande Urso Esfomeado de Don e Audrey Wood;
A Casa Sonolenta de Don e Audrey Wood;
A Infância da Bruxa Onilda de Roser Capdevila e Enric Larreula;
De Hora em Hora de Ruth Rocha;
A Família Sujo de Gustavo Finkler;
Sapo vira rei vira sapo de Ruth Rocha;
A Revolta Dos Números de Odette de Barros Mott;
Quem tem Medo do Novo? de Ruth Rocha;
Quem tem Medo de Quê? de Ruth Rocha;
Eugênio, o gênio de Ruth Rocha.

Objetivo Geral:
            Trazer a literatura infantil para dentro da sala de aula a fim de prepará-los para uma literatura mais apropriada para a faixa etária deles. E para isso, nada melhor do que apresentá-los para um universo de histórias mais simples e de fácil entendimento.

Objetivo Específico:
            Fazer com que os alunos explorem primeiramente a capa e contracapa como elementos importantíssimos na procura e seleção dos gostos pessoais. Por exemplo, a escolha do que quer ler, lendo um pouco da história contida na contracapa, as ilustrações apresentadas no livros e também identificar o autor a fim de observar as características dele para uma futura pesquisa (ler por gostar do autor), etc. Também pretendo que eles consigam ler a história mais de uma vez, pelo fato de ser curta e fazer com que eles apresentem a leitura através de suas percepções, ou seja, contar a história com suas próprias palavras.

Conteúdos Selecionados:
            Obras do universo infantil em que estão presentes temas propícios para serem explorados como o medo, histórias de bruxas, identificação ou não com o outro, manias e descobertas. No entanto, a preocupação maior foi com a qualidade literária, ou seja, autores renomados para esse público. Pretendo agrupá-los em níveis fácil, médio e difícil pensando principalmente nos diferentes níveis dos meus alunos.

Estratégias para a exploração da temática no processo de aprendizagem
            A minha principal estratégia é a leitura por prazer, porém sei que isso num primeiro momento só acontece por obrigação. Também sei que muitos alunos já têm uma caminhada bem bacana, porém alguns (ou muitos) se perdem no caminho. Então pretendo fazer com que a aprendizagem da língua portuguesa seja oportunizada principalmente pela importância e fundamental ferramenta da aprendizagem que é a leitura.

Avaliação da qualidade do desempenho do estudante
                        A culminância desse projeto será um “pequeno” seminário para que cada aluno possa apresentar para os demais a história e também fazer um relato pessoal do que foi significativa esta atividade, em que aspectos foram positivos e/ou negativos, em que se pode melhorar e se podemos partir para uma leitura, digamos, mais intensa para o nível que eles estão. E num segundo momento, pedir que cada aluno se prepare adequadamente para uma pequena apresentação em cada turma da escola tornando o papel da leitura com função social para a formação de bons leitores.

Período de aplicação: de 08/05 à 12/05



Alessandra Maria Boa Nova

Um comentário:

  1. Alessandra, o desenvolvimento de um projeto envolvendo a literatura é um dispositivo potente de aprendizagens, de criação, de fruição e de incentivo à formação de leitores/as.

    Ao ler sua proposta de trabalho percebo que se trata de um projeto de ensino, que tem objetivos bastante claros e uma proposta pedagógica que aposta na identificação do/a leitor com a obra literária.

    O acervo de obras escolhidas é plural e atrativo e com certeza os/as alunos/as irão se identificar e poder viajar por outros e novos cenários, enredos, aprofundando uma série de conhecimentos literários e de Língua Portuguesa.

    Qual a permeabilidade desse projeto com a proposta de um PA? Poderia discorrer um pouco mais sobre as possibilidades de aprofundar a proposta do PA, a partir desse projeto literário?

    Abraços.

    ResponderExcluir