quinta-feira, 27 de julho de 2017

Mapa Conceitual

Projeto Interdisciplinar
 
 
Preventivo: Cuidado com a natureza
 e os animais em extinção.
⟱ 
Educacional: A aprendizagem
se efetiva a partir da participação de todos. 
 
 ⟱
Recursos :Livros coloridos e
 envolventes, desenhos jogos  e teatro.          
 
Comportamento: Despertar curiosidade,
 acrescentar, argumentos e senso crítico
e a consciência da preservação dos espaços.


quarta-feira, 19 de julho de 2017

Projeto e ação

As certezas e dúvidas foram  criadas a partir  das curiosidades logo após  as leituras dos livros e  das atividades com desenhos.
                                        CERTEZAS E DÙVIDAS
 Certezas : O cachorro é o meu melhor amigo.
 Dúvida: Mas tem uns que mordem por que?
  Certeza: A agua é salgada.
  Dúvida:  Por que quando vou á praia encontro lixo na água .
 Certeza:  O urso polar é um bichinho fofinho.
  Dúvida: Por que está em extinção, o que eles fazem com eles?
  Certeza: Reciclar  é nosso dever.
 Dúvida: Como se faz isso? e pra que?
  Certeza: Cada lixeira tem uma cor.
 Duvidas: Saber a cor é importante?

quinta-feira, 13 de julho de 2017

A organização do sistema de ensino brasileiro

O Plano Nacional de Educação é papel da União,cabe a ela a função normativa para estabelecer e redistribuir a colaboração entre és Estados, Distrito Federal e Municípios.
A União organiza e estabelece as diretrizes que são de competências para para​ a Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Ensino​ Médio, assegurados a formação básica comum com seus conteúdos mínimos desenvolvidos.A União também organiza, mantém e desenvolve órgãos e instituições oficiais de ensino, prestando assistência técnica e financeira às esferas:Estados, Distrito Federal e Municípios.
Cada esfera possuí seu próprio papel, organização e autonomia, conforme prevê a LDB 9394/1996.
Por isso nosso sistema de ensino consiste em níveis e modalidades aos quais se subdividem por etapas.
Cada etapa da educação em conformidade com a Constituição Federal de 1988 sofreu uma reforma,onde atribuiu aos municípios a obrigatoriedade da educação básica infantil que abrange creches e pré escolas; educação básica no ensino fundamental anos iniciais que xainda existe em escolas estaduais,pela falta de infraestrutura nas redes municipais.
Há também a educação básica fundamental anos finais que por enquanto ainda está sob a competência competência ​dos Estados.
Já a educação básica do ensino médio é de competência prioritária dos Estados.
A univer

domingo, 9 de julho de 2017



RELATÓRIO SÍNTESE SOBRE A FINALIZAÇÃO DOS PROJETOS DE APRENDIZAGEM
VIVÊNCIAS E EXPERIÊNCIAS

Essa proposta de trabalho foi realizada com o primeiro e com o quinto ano. Após as disparedas das questões norteadoras das pesquisas e escolhidas aquelas que fariam parte desse momento do trabalho, saímos em busca do material que iríamos utilizar e as fontes de pesquisa para o trabalho. Foram realizadas pesquisas no laboratório de informática e também em livros. Também foram coletados materiais em casa seja da internet ou de livros e revistas, que pudesse nos ajudar a encontrara as respostas para nossas questões. Conhecemos a diversidade e o modo de vida de muitas famílias em variadas regiões do Brasil e nas zonas rurais , o seu trabalho, seu modo de vida e sua fonte de renda. As diversas festas familiares e regionais, como as folclóricas, por exemplo: O Bumba- meu- boi, que por sinal conta a história de uma família. Das famílias que se sustentam através das exposições de suas artes, como a argilogravura, obtivemos o conhecimento sobre o barro e a secagem das peças. Sobre o autor Monteiro Lobato se percebe que tem o perfil do regionalismo em suas obras e o Sítio do Picapau Amarelo, além do cenário rural, nos traz as riquezas do imaginário popular, personificadas em suas figuras folclóricas e familiares, o que ajudou os alunos a elaborarem conceitos para seus esquemas e resumos facilitando sua compreensão sobre as famílias e suas diversas configurações. Para o primeiro ano, ainda estamos em andamento com o projeto de aprendizagem, buscando as respostas para nossas questões sobre o nascimento e crescimento das plantinhas. Sobre o bolo já compreenderam na prática o que o faz crescer e a sua matéria- prima (fizeram em sala de aula o bolo da Tia Nastácia) construindo a receita através de desenhos e aprenderam uma unidade de medida: a lata. Na horta que plantaram estão observando diariamente o crescimento das plantinhas que semearam e das mudinhas que plantaram. Eles aprenderam sobre os cuidados com as plantas e todos os dias um grupinho é selecionado para regar, tirar as plantinhas invasoras e verificar se tem bichinhos atacando, fazendo assim saídas de campo, com seus caderninhos para fazer suas “anotações” sobre o que é observado. Há muitos conceitos hoje sobre esse processo, porém para Hernández, (1998 )

Esse processo é o que, com nomes diferentes, preocupa, na atualidade, àqueles que consideram que se deva repensar e reinventar a escola se quisermos oferecer possibilidades de construção da própria identidade como sujeitos históricos e como cidadãos ( e não só de aprender “ conteúdos” ) àqueles que acedem a ela. Uma construção que tem presente as relações que os indivíduos estabelecem com as diferentes experiências culturais e , em especial, com os conhecimentos que podem ter relevância para eles e elas, numa época em mudança, como a que estamos vivendo. Sem esquecer que a Escola, se reinventada,  pode favorecer que as pessoas que sofrem diferentes formas de exclusão e discriminação encontrem um “ lugar” a partir do qual possam escrever sua própria história.( Hernàndez, 1998,p.16)



REFERÊNCIAS:

HERNÁNDEZ, Fernando. Transgressão e Mudança na Educação: Os Projetos de Trabalho. Porto Alegre: ARTMED, 1998.

domingo, 2 de julho de 2017

PLANO DE AÇÃO

PROJETO LITERATURA E FAMÍLIA
PLANO DE AÇÃO
METAS
OBJETIVOS
- Levantar as questões de pesquisa na turma, realizando o inventário dos conhecimentos da turma, levando em conta seus centros de interesse, com a finalidade de construir um projeto de aprendizagem;
- Elaborar o diário de bordo levantando as dúvidas e certezas, as certezas provisórias e a organização das ideias e as coletas de informações;
- Pesquisar conceitos através de leituras deleite e leituras para coleta de informações;
- Esquematizar os conceitos aprendidos e socializar os temas através de elaboração de um mapa conceitual simplificado e de forma coletiva.
               PERÍODO DE REALIZAÇÃO
- Maio e junho de 2017;
DESENVOLVIMENTO DAS METAS
- Após explicar para a turma sobre o significado de um projeto de aprendizagem foi proposto que os alunos fizessem perguntas das quais gostariam de encontrar as respostas. Que não se preocupassem em responder mas em perguntar. Nesse momento surgiram então as mais diversas perguntas, perguntaram de tudo. O que motivou bastante diversão nas turmas. Digo turmas porque realizei a mesma proposta com o primeiro e com o quinto ano.
Como estávamos em meio a um projeto solicitado pela direção em que fosse trabalhado o tema literatura e família acabei escolhendo  entre as questões de pesquisa propostas aquelas que pudessem ser contempladas dentro do projeto de estudos da escola. Ficaram então as seguintes questões; Para o quinto ano – O que é família? – O que é Planeta Terra? – O que é trabalho? E para o primeiro ano: - O que é família? – Como nascem as plantas? Por que o bolo cresce? Nas duas turmas foi feita a questão sobre família apesar de o tema ter surgido originalmente de uma questão proposta por uma menina do quinto ano, em que a mesma qustionou: Por que meu pai está preso e minha mãe me deu um padrasto? A pergunta no primeiro momento chocou a turma e ficamos em silêncio por um momento. Depois de me recuperar do susto, propous a turma que conversassemos sobre todas as suas famílias e como eram configuradas. Respondi a aluna que eu não sabia responder a sua pergunta mas que iríamos pesquisar e tentar compreender como as famílias se formam e os problemas que enfrentam. Foram utilizadas metodologias de pesquisa e o autor Monteiro Lobato com os personagens do Sítio do Pica- pau Amarelo com as duas turmas, vito que o Sítio é um ambiente onde convivem harmoniosamente muitas personagens diferentes e a figura central é uma avó. Situação comum enfrentada por muitas famílias em nossa comunidade , onde a avó cria os netos, o pai é figura ausente e a mãe muitas vezes envolvida em outros assuntos ou relacionamentos e até mesmo drogatição.  Foram elaborados, em grupo os mapas conceituais, onde foram colocados os conceitos aprendidos. Com o primeiro ano trabalhamos as questões familiares, pesquisamos sobre as diferentes configurações de famílias e para responder as outras duas questões decidimos fazer o bolo da Tia Nastácia e a Horta do Sítio, assim poderíamos observar os processos e aprender. Fizemos o passo a passo da receita em um esquema com desenhos visto que muitos não sabem ainda escrever. E para a compreensão da questão que envolve as plantas estão observando as etapas do crescimento na Horta, fazendo desenhos de cada etapa e tirando conclusões. As próprias crianças realizam a rega diária das hortaliças semeadas e dos temperos.

Sobre o mapa conceitual família, foi elaborado um esquema onde centralizado o vocábulo família e após os conceitos encontrados e inferidos, como por exemplo: Família” é um conjunto de pessoas que se amam, vivem juntos, e nem sempre tem o mesmo sangue”; Familia “é uma pessoa que cuida e ama e outras que são cuidadas e amadas; famílias trabalham juntas e vivem juntas, mas nem sempre tem o pai e a mãe, as vezes tem dois pais, duas mães ou só uma vovó.”